InícioFranquiasO Que é Taxa de Propaganda de Franquia - Definição e Conceito

O Que é Taxa de Propaganda de Franquia – Definição e Conceito

Neste artigo, você vai entender tudo sobre a Taxa de Propaganda de Franquia, um investimento crucial para o sucesso da sua rede. Desvende o significado dessa taxa cobrada pelos franqueadores para a divulgação da marca, como ela é calculada, quais os seus impactos e como usá-la a seu favor.

O Que é Taxa de Propaganda de Franquia e Como Ela Funciona

Neste artigo, vamos mergulhar no universo da Taxa de Propaganda de Franquia, desvendando seus segredos e desmistificando esse conceito que, muitas vezes, causa confusão.

Você aprenderá desde a sua definição até as nuances que a envolvem, passando por exemplos práticos e dicas valiosas para aplicar esse conhecimento em seus projetos.

Prepare-se para dominar a Taxa de Propaganda de Franquia de forma completa e eficiente para poder analisar de maneira técnica esse parâmetro na hora de montar o seu negócio.

A Taxa de Propaganda de Franquia, também conhecida como Taxa de Marketing, é uma contribuição financeira que os franqueados fazem para o franqueador para financiar as campanhas de marketing e publicidade da marca.

Essa taxa pode ser cobrada de diferentes maneiras:

    • Percentual sobre o faturamento – O franqueado contribui com uma porcentagem do seu faturamento mensal para a conta de marketing do franqueador;
    • Valor fixo mensal – O franqueado paga um valor fixo mensalmente, independentemente do seu faturamento, para apoiar as ações de marketing da rede;
    • Contribuição por campanha – Os franqueados podem contribuir com um valor específico para cada campanha de marketing lançada pela rede.

O objetivo da Taxa de Propaganda de Franquia é fortalecer a marca e aumentar a visibilidade da franquia, gerando mais clientes e, consequentemente, mais lucratividade para todos os franqueados.

Para orientar você em relação ao significado da Taxa de Propaganda de Franquia e seu impacto financeiro e administrativo do negócio, dividimos esse artigo entre os seguintes tópicos:

Vejamos então como funciona essa taxa e quais são os pontos que você deve avaliar na hora de fechar negócio com uma rede de franquia.

O Que é Taxa de Propaganda de Franquia

1 – Qual a Destinação do Fundo de Propaganda de Uma Franquia?

O texto da Lei no 8.955, conhecida como Lei das Franquias, não prevê qualquer norma em relação à forma ou estrutura desse fundo de propaganda, só prevê que esteja explícito na COF – Circular de Oferta de Franquia, a forma e valor da cobrança, assim como o que elas efetivamente remuneram.

Por uma questão de coerência e destinação lógica, a verba de do fundo de propaganda pode ser utilizada para:

    • Remuneração da agência de publicidade que cuida da marca da rede;
    • Criação de anúncios que podem ser usados por todos os franqueados;
    • Eventos para divulgação da marca;
    • Criação de peças publicitárias e veiculação destas peças nos mais variados canais.

Um ponto importante a ser observado é que a verba de fundo de propaganda é um recurso que pertence aos franqueados.

Sim, muito embora os recursos da Taxa de Propaganda de Franquia sejam geridos pelo franqueador, juridicamente o fundo de propaganda não pertence a franqueadora e sim aos franqueados.

Por isso, é obrigação do franqueado apresentar relatórios descritivo dos gastos, com detalhamento das contas pagas e ações que foram promovidas para justificar tais gastos.

2 – As Divergências Quanto a Taxa de Propaganda de Uma Franquia

A importância de se saber o que é a Taxa de Propaganda de Franquia e como ela funciona está na possibilidade de fazer uma avaliação da sua verdadeira aplicação e eficácia em termos de divulgação do negócio.

Já houveram muitas divergências em relação a aplicação dos recursos do Fundo de Propaganda de diversas franquias.

Por um lado, alguns franqueados alegam que estes recursos devem ser aplicados exclusivamente no consumo de mídia.

Por outro lado, diversos franqueados alegam que como disponibilizam recursos internos da empresa, como pessoal administrativo e outros, tais custos devem ser lançados a cargo do fundo de propaganda.

Uma forma de evitar tais conflitos e trazer mais transparência à relação entre franqueador e franqueados é através da criação de um Regulamento do Fundo de Propaganda.

Neste documento se estabelece de forma clara os limites de atuação do franqueado e também a prestação de contas aos franqueados.

Muito embora o Regulamento do Fundo de Propaganda seja um documento válido e muito comum em outros países, aqui no Brasil ainda são poucas as franquias que o utilizam.

3 – Indo Além da Taxa de Propaganda de Franquia

Agora que você já sabe o que é a Taxa de Propaganda de Franquia e de que forma ela funciona e é cobrada, é preciso também discutir sus contextualização em termos de análise de custos.

Ao fazer a análise de viabilidade financeira de uma franquia é importante que o empreendedor não se esqueça de que além da Taxa de Propaganda de Franquia, na maioria das vezes será importante também empreender suas próprias ações de marketing individuais.

Muito embora algumas franquias definam regras bem rígidas em relação à publicidade por parte do franqueado, é sempre possível criar ações, sejam elas no meio físico ou digital, que ajudem na divulgação de uma unidade franqueada.

Ultimamente a divulgação de franquias na Internet vem ganhando bastante destaque, principalmente a divulgação através das redes sociais.

Mesmo sendo um canal mais barato que a mídia convencional, também o marketing nas mídias sociais possui custos.

Por exemplo, a divulgação de uma empresa no Instagram, possui diversos custos, tanto operacionais quando de mídia.

A construção da base de seguidores, o impulsionamento de publicações e anúncios, todas estas ações necessárias em uma campanha de Instagram marketing, possuem custos.

Por isso é importante determinar até que ponto a Taxa de Propaganda de franquia e as ações de marketing feitas pelo franqueador são suficientes para a divulgação da sua unidade franqueada.

Explicação Sobre O Que é Taxa de Propaganda de Franquia

4 – Perguntas Frequentes Sobre Que é Taxa de Propaganda de Franquia – FAQ

Confira abaixo as dúvidas mais frequentes sobre o que é Taxa de Propaganda e assuntos relacionados a esse elemento de um contrato de franquia.

O que exatamente a Taxa de Propaganda cobre?

A Taxa de Propaganda, também conhecida como Taxa de Marketing ou Royalties de Marketing, é um valor pago pelo franqueado à franqueadora para financiar as ações de marketing e comunicação da marca como um todo.

Como a Taxa de Propaganda é calculada?

A forma de cálculo da Taxa de Propaganda de Franquia varia de acordo com a franquia. As principais formas são: um percentual da receita bruta do franqueado, geralmente entre 1% e 5%, um valor fixo mensal, ou uma combinação de ambos. É fundamental consultar o Contrato de Franquia para entender como a taxa é calculada.

Quais são os benefícios da Taxa de Propaganda para o franqueado?

Investir na Taxa de Propaganda traz diversos benefícios para o franqueado, como o fortalecimento da marca, aumento da visibilidade, compartilhamento de custos, aumento das vendas e acesso à expertise em marketing da franqueadora.

A Taxa de Propaganda de Franquia é negociável?

Sim, a Taxa de Propaganda de Franquia pode ser negociável em alguns casos. A negociação pode depender do tempo de experiência do franqueado, do número de unidades, dos investimentos próprios em marketing e da concorrência no mercado.

Quais são as alternativas à Taxa de Propaganda?

Existem algumas alternativas à Taxa de Propaganda, como o investimento individual em marketing, a participação em campanhas coletivas e a criação de um fundo de marketing compartilhado. É importante avaliar os prós e contras de cada alternativa antes de tomar uma decisão.

Para complementar os seus conhecimentos e tomar a sua decisão da forma mais técnica possível, sugerimos que você também leia os seguintes artigos:

Sabendo exatamente o que é Taxa de Propaganda de Franquia e qual a sua função dentro do modelo de franchising você terá condições de avaliar melhor as opções de negócios que lhe forem apresentadas.

Esteja você buscando informações sobre o que é Taxa de Propaganda para analisar a aquisição de uma franquia, ou então para saber como transformar o seu negócio em uma franquia, essa é uma informação é fundamental.

Mantenha-se em dia sobre o conceito e definição de Taxa de Propaganda, e no universo do franchising brasileiro, visitando a nossa seção de artigos sobre franquias.

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